sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Review: 1978 - Van Halen I

Primeiro post no Blog e já começamos super bem. Vamos falar do primeiro trabalho da banda americana Van Halen.

-----------

Van Halen I de 1978 é, sem dúvida alguma, um dos CDs mais clássicos da história do Rock. O disco de estréia da banda americana é, no mínimo, genial.

O som do disco mostra porquê o Van Halen é uma das maiores influências do Hard Rock/Heavy Metal que se manifestou nos anos 80. Riffs marcantes, solos excêntricos e letras alegres. Uma batida rápida que lembrava o Heavy Metal tradicional, mas não tão pesado quanto os propulsores.

O que realmente marca este disco, está, principalmente, das faixas 1 até 4. Já dá para pular e gritar depois dessas 4 músicas. O CD começa com o clássico Runnin' With The Devil que é apenas um retrato do que está por vir. Riff pesado e contínuo, batida simples e marcante, vocais ressaltados pelos backing vocals do baixista Michael Anthony. Além da pitada de simpatia do grande David Lee Roth, nos vocais.

Logo em seguida, sem tempo para respirar, entra a famosíssima Eruption. Essa, por sua vez, é um dos melhores e mais marcantes solos de guitarra que o rock já pode presenciar. O guitarrista Edward Van Halen veio para mostrar o quão ele seria aclamado. Tão revolucionário quanto Jimi Hendrix, Eddie esbanja técnica e velocidade. O solo é marcado por tappings, técnica que consiste em tocar as cordas com as pontas dos dedos no braço da guitarra, o que o deixa bem excitante.

Na faixa 3, aparece o cover da banda The Kinks, You Really Got Me, música com um riff marcante e pesado, agudos, backing vocals e batida pra lá de alegre. As raízes do Hard Rock são bem notórias nessa música, não é a toa que poucos sabem que essa faixa pertence ao The Kinks.

A última que eu destaco, é a faixa Ain't Talkin' 'Bout Love. Essa, junta com Eruption, sinceramente, paga o CD inteiro. O riff é genial, talvez o melhor da música. Com certeza, durante seu banho, após ouvir essa música, você dará muitos gritos de "AIN'T TALKIN' 'BOUT LOVE!".

As faixas seguintes também são excepcionais. Ice Cream Man, Atomic Punk, On Fire, enfim, o CD é daqueles que é para ser escutado inteiro.

Com certeza merece lugar na galeria dos melhores álbums do Rock.

Se você deseja obter o CD, é muito fácil adquirir através de lojas virtuais, ou até mesmo em Mega Stores de música, como a Modern Sound. Garanto, que se você for fã de rock, não estará jogando seu dinheiro fora.

E uma notícia mais recente, o Van Halen está programando uma nova turnê com o vocalista David Lee Roth. Se ele passar pelo Brasil, será possível conferir grande parte desse CD ao vivo!

-----------

Capa:































Integrantes:

David Lee Roth - Vocal
Edward Van Halen - Guitarra
Michael Anthony - Baixo e Vocal
Alex Van Halen - Bateria

Faixas:

01. Runnin' With the Devil
02. Eruption
03. You Really Got Me
04. Ain't Talkin' 'bout Love
05. I'm the One
06. Jamie's Cryin
07. Atomic Punk
08. Feel Your Love Tonight
09. Little Dreamer
10. Ice Cream Man
11. On Fire

Gênero: Hard Rock/Heavy Metal

Classificação: *****

***** - Excelente
**** - Muito Bom
*** - Bom
** - Regular
* - Ruim
- Péssimo

2 comentários:

Igor disse...

****
ja ouvi videos do youtube e vi que eles mandam muito bem,num dou execelente pelo fato de num ter ouvido o album.
Execelente post suteba,kurti muito
espero mais ^^visita o meu la

Saurito disse...

Para né?
Totalmente imparcial...
O álbum é bem legal mas não é excelente pq a banda ainda não tinha muita experiência.

Flw